10 cidades mais populosas do mundo
O ranking das cidades mais populosas do mundo pode variar dependendo de vários fatores, tais como, o crescimento populacional, migração ou mudanças nas políticas governamentais.

Segundo um relatório da ONU-HBITAT, em 2023, estas eram as cidades mais populosas:
Tóquio - Japão
População 2023: 37.435.191 habitantes (2023)
Tóquio, a capital do Japão, tem uma população de mais de 37 milhões de habitantes (se considerarmos Grande Tóquio) e tem o segundo maior índice de desenvolvimento humano do planeta.
É uma das mais aglomerações urbanas do mundo e considerada a cidade mais segura do mundo,num ranking do the Economist, em 2019.
É o centro financeiro, económico e político do Japão, repleta de templos, museus que atrai turistas todo o ano. Pode visitar o Santuário Meji, conhecido pelas florestas que o rodeiam, o Museu Nacional de Tóquio ou o Palácio Imperial de Tóquio, que fica no centro da cidade.
Em termos de gastronomia, não pode perder o maior mercado de peixe do mundo, Tsukiji.
Nova Delhi – Índia
População 2023: 32.941.308 habitantes (2023)
A Capital da Índia é uma das cidades mais populosas do mundo com cerca de 30 milhões de habitantes, segundo as últimas estimativas.
Nova Delhi é uma das cidades mais antigas do mundo, historicamente importante a nível cultural e com um património riquíssimo.
As principais atrações são o Forte Vermelho, um conjunto de fortificações da arquitetura indiana; a Porta da Índia, um monumento nacional que homenageia os soldados mortes na Segunda Guerra Mundial; o Túmulo de Humaium (Património Mundial da Unesco), um antigo mausoléu mogol, construído no séc. XVI, entre outros.
Xangai – China
População 2023: 29.210.808 habitantes (2023)
Xangai é a maior cidade da China e um centro global financeiro, económico, tecnológico, de educação, turismo e cultura do país. Em 2023, estimava-se que a sua população rondava os 29 milhões de habitantes.
A cidade cresceu a partir do século XIX devido ao comércio e à localização portuária.
É uma cidade com vários estilos arquitetónicos, sendo conhecida pela sua modernidade e arranha-céus, mas, também, pelos seus museus e edifícios históricos, como o Templo Cidade de Deus (um local de veneração de três figuras chinesas); Torre Pérola Oriental ou passear no The Bund, o famoso passeio marítimo.
Na parte moderna da cidade, é obrigatório conhecer a Torre de Xangai, com 632 metros de altura.
Daca ou Dhaka - Bangladesh
População 2023: 23.209.616 habitantes (2023)
Daca, capital de Bangladesh, tem uma população de cerca de 22 milhões de habitantes e situa-se na margem do rio Buriganga. É conhecida pelo nome de “Cidade das mesquitas”.
Foi a capital Mogol de Bengal, no século XVII, e por isso, alberga muitos palácios e mesquitas desse tempo, como a mesquita de Hoseni Dalan; o antigo palácio de Ahsan Manzil ou o incabado Forte de Lalbagh.
Da arquitetura moderna, salienta-se o recinto da National Parliamnet House, obra do arquiteto Louis Khan.
Daca enfrenta problemas sérios de poluição fruto da expansão da cidade, das atividades industriais e do tráfego de automóveis.
São Paulo – Brasil
População 2023: 22.619.736 habitantes (2023)
São Paulo é a maior cidade brasileira com, aproximadamente, 21 milhões de habitantes. É o centro financeiro e corporativo da América Latina e uma da mais globalizadas do planeta.
Tem vários monumentos importantes como Museu do Ipiranga, com uma coleção de esculturas, quadros, joias e documentos; o Museu da Língua Portuguesa, que é um museu interativo; o Jardim Botânico de São Paulo; o Obelisco de Ibirapuera, situado no Parque de IBIrapuera, chamado de Central Park da América Latina. entre outros.
Cidade do México – México
População 2023: 22.281.442 habitantes (2023)
A população da Cidade do México, capital do México, conta com um significante número de 22 milhões de habitantes. É uma cidade secular, fundada no século XIV, foi capital do Império Asteca e, mais tarde, esteve sob domínio dos espanhóis.
Por este motivo, a cidade impressiona pela arquitetura diversificada que apresenta, com uma mistura de templos astecas e arranha-céus modernos.
A cidade do México tem vários museus com um acervo que inclui arte moderna, arte contemporânea e arte colonial mexicana.
Pode visitar o Museu Tamayo que inclui obras de Picasso, Klee, Kandinsky e Warhol; o Museu de Arte Moderna que alberga obras de artitas mexicanos do séc. XX ou o Museu Soumaya (nome da esposa do magnata Carlos Slim), que tem a maior coleção privada de esculturas originais de Rodin, fora do país.
Se visitar a cidade, não vai querer perder outros monumentos históricos: o monumento do Anho da Independência, o Monumento Estrela do México ou o Palácio das Bellas Artes.
Cairo- Egito
População 2023: 22.183.200 habitantes (2023)
A cidade do Cairo, capital do Egito, é a maior cidade do mundo árabe, com uma população de mais de 22 milhões de habitantes, segundo os últimos estudos. É uma cidade milenar, fundada em 969, repleta de vestígios da antiga civilização egípcia, que atrai turistas de todo o mundo.
No centro da cidade do Cairo estão as Pirâmides de Gizé, consideradas uma das sete Maravilhas do Mundo Antigo; pode visitar o Museu Egípcio com uma coleção imensa de artefactos históricas, incluindo os tesouros do faraó Tutankhamon ou conhecer as Mesquitas de Alabastro e a Mesquita de Ibn Tulun. A cidade do Cairo oferece uma vasta gastronomia, com pratos como o koshri, o falafel ou o cuscuz.
Pequim – China
População 2023: 21.766.214 habitantes (2023)
Pequim é a capital da China com uma população estimada de 21 milhões.
Conhecida por ser uma cidade milenar, com uma história de mais de 3 mil anos, mistura a tradição com a modernidade dos arranha-céus e transportes modernos.
Alberga monumentos famosos como a Grande Muralha da China; a Cidade Proibida, palácio imperial das dinastias Ming e Qing; a Praça da Paz Celestial, que acolhe o Mausoléu de Mao Tsé-Tung ou o Museu Nacional da China.
Mumbai (Bombaim)– Índia
População: 2023: 21.296.516 habitantes (2023)
Mumbai, anteriormente conhecida como Bombaim, tem uma população estimada de 21 milhões de habitantes e localiza-se na costa oeste da Índia.
É uma cidade cosmopolita, com uma história rica que remonta a vários séculos, por ter sido uma cidade comercial muito importante. Foi uma colónia portuguesa e, mais tarde, esteve sob domínio britânico.
É também conhecida pela indústria cinematográfica que produz um número significativo de filmes, popularmente chamada de Bollywood.
Osaka – Japão
População 2023: 19.013.434 habitantes (2023)
Osaka é uma grande cidade portuária com cerca de 19 milhões de habitantes, localizada na região de Kansai.
É uma das cidades mais antigas do Japão, fundada na era Edo, juntando modernidade e tradição, que cativa quem a visita.
É imprescindível conhecer o Castelo de Osaka, um dos mais famosos do Japão, que remonta ao século XVI e fazer uma paragem pelo distrito de Dotonbori com animação noturna e diversas lojas.
Osaka é, também, conhecida pela sua gastronomia, com pratos icónicos como okoomiyaki (bolo de massa frito); takoyaki (polvo em massa frita) e, claro, o famoso Saquê.
