10 ideias que mudaram o mundo
Descubra algumas das ideias ou invenções que mudaram o mundo e que impulsionaram a humanidade.

Teoria da Evolução de Charles Darwin
A Teoria da Evolução das espécies baseia-se na noção de evolução biológica ao longo do tempo, de como as espécies de adaptam e evoluem por ação da seleção natural.
Foi uma das teorias mais revolucionárias da história da ciência. Darwin viajou pelos seis continentes durante cinco anos para elaborar a sua tese que influenciou significativamente diversas áreas e modificou a compreensão da vida.
Teoria Heliocêntrica de Copérnico
Nicolau Copérnico foi uma matemático e astrónomo que defendeu pela primeira vez a teoria que a Terra girava à volta do Sol, a Teoria Heliocêntrica, em meados do séc. XVI.
Assim, o heliocentrismo defende que a Terra gira em torno do sol, ao contrário da teoria geocêntrica. Esta teoria mudou radicalmente a compreensão do universo, dando abertura para a era da astronomia moderna.
Democracia Grega
A forma de governo que surgiu na Grécia, no séc. VI a. C, defendia que os cidadãos eram iguais perante a lei e estabeleceu a ideia de governo pelo povo. Democracia é formado eplo radical grego “demo” (povo) e “Kratia” (poder).
Esta ideia foi uma da bases mais importantes para o surgimento a democracia moderna.
Teoria da relatividade de Einstein
A Teoria da Relatividade é o conjunto duas teorias de relatividade: a relatividade Restrita e a Relatividade Geral, que reformularam a compreensão do tempo, espaço e gravidade.
Desenvolvida por Einstein propõe que as leis da física são as mesmas para todos os observadores, independentemente do movimento relativo entre eles.
A relatividade especial, de 1905, aborda objetos em movimento constante, enquanto a relatividade geral, de 1915, lida com acelerações e gravidade, explicando-as como curvaturas no espaço-tempo causadas por massas.
Revolução Industrial
A Revolução Industrial, iniciada em Inglaterra na segunda metade do séc. XVIII, foi o nome dado ao período em que se deu grandes transformações tecnológicas e industriais, marcando a transição para uma economia industrializada.
O surgimento de novas máquinas, como a máquina a vapor, alastrou para outros país e influenciou o desenvolvimento tecnológico e económico do mundo.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Em 1948, a ONU adotou um conjunto de direitos essenciais chamada Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabeleceu princípios fundamentais de dignidade, liberdade e igualdade para todos os seres humanos.
A Declaração foi adotada no dia 10 de dezembro de 1948, pela Organização das Nações Unidas – ONU, depois da II Guerra Mundial, onde foram cometidas muitas crueldades contra a pessoas.
Com 30 artigos, este documento tem como objetivo proteger e defender o ser humano e dizem que todas os homens e mulheres nascem iguais em dignidade e direito.
Teoria da Gravidade de Isaac Newton
Em 1687, Isaac Newton apresentava a Teoria da Gravidade, na sua obra “Principia Mathematica, que descrevia a força de atração entre corpos com massa.
Esta teoria defendia que a gravidade é uma força universal que atua entre todos os corpos, revolucionando a física e influenciando a astronomia e a mecânica.
Revolução Francesa
A Revolução Francesa, que ocorreu entre 1789 e 1799, teve um enorme impacto em França que se estendeu aos restantes países da Europa. Esta revolução resultou no fim do absolutismo no país e foi motivada pelas desigualdades sociais e económicas que se faziam sentir.
Proclamando os princípios de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” (Liberté, Egalité, Fraternité), marcou início da Idade Moderna e instaurou o modelo republicano de governo e influenciou os movimentos políticos de todo o mundo.
Internet
A Internet revolucionou o mundo, com o poder de ligar milhões de pessoas em todo o mundo. A sua origem está relacionada com uma rede de comunicação militar que foi evoluindo até se tornar na ferramenta poderosa de hoje.
Permite comunicar e ter acesso à informação instantaneamente; transformou a forma de trabalhar das empresas: o comércio, as indústrias, o entretenimento e a educação.
Imprensa de Gutemberg
A invenção da prensa por Gutenberg no século XV, teve um impacto profundo na sociedade e contribui para mudanças significativas.
Esta invenção revolucionou a sociedade, quer pela disseminação de conhecimento, por estimular a alfabetização com produção de livros em massa ou mesmo pelo impacto na religião e política.
