Dezito

As dez maiores pontes da Europa

Grandes pontes conectam regiões, estimulam o comércio, facilitam o transporte e fortalecem laços sociais e económicos entre regiões separadas por obstáculos naturais, promovendo o desenvolvimento.

As dez maiores pontes da Europa

Ponte da Crimeia (Rússia/Ucrânia)

A também chamada ponte de Kerch, liga a Rússia à Crimeia e foi inaugurada em 2018. Tem 18 000 km de comprimento e é um conjunto de duas pontes, um para tráfego rodoviário e outro para ferroviário.

Atravessa o mar Negro e o mar de Azov e liga a península da Crimeia à Rússia Continental. A construção dessa ponte tem sido de grande importância geopolítica e económica e, em julho de 2023, teve parte da estrutura danificada devido e explosão originada pela guerra entre Ucrânia e Rússia.

Ponte Vasco da Gama (Portugal)

Ponte Vasco da Gama

A Ponte Vasco da Gama, construída em 1998, é uma ponte com 17 185 metros de comprimento (que se dividem em 0,8 km de ponte principal e 11,5 km de viadutos) e atravessa o Rio Tejo. Liga as Cidades de Lisboa a Montijo/Alcochete.

O seu nome é uma homenagem ao explorador português, Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo para a Índia, em 1498.

Ponte da Lezíria (Portugal)

A Ponte da Lezíria liga o Carregado a Benavente, pela A10 e tem 11670 km de comprimento. Foi inaugurada em 2007. A ponte foi pensada para permitir a quem vai do Norte em direção ao sul, não ter que passar por Lisboa obrigatoriamente.

Ponte de Oresund (Dinamarca/suécia)

Ponte de Oresund

A ponte Oresund liga a Suécia à Dinamarca, tem uma extensão de cerca de 7,8 quilómetros. Esta ponte tem a particularidade de ser composta por dois pisos acima, com uma seção de túnel subaquático também incluída na estrutura.

Ponte de Grande Belt (Oriental) (Dinamarca) / Ponte Great Belt (Ocidental) (Dinamarca)

A parte ocidental da ponte, chamada Ponte Oeste, tem um comprimento de aproximadamente 6.790 metros, enquanto a parte oriental, chamada Ponte Leste, tem cerca de 6.611 metros de comprimento.

Juntas, as duas pontes formam uma das maiores travessias suspensas do mundo, com um comprimento total de cerca de 18,2 quilómetros.

Ponte de Oland / “Ölandsbron” (Suécia)

A Ponte tem 6072 metros de comprimento e foi inaugurada em 1972.
É a ponte que liga a ilha sueca de Öland ao continente. A Ölandsbron é uma ponte rodoviária e ferroviária, situada no mar Báltico.

Foi inaugurada a 30 de setembro de 1972, após cinco anos de ser concluída e sua construção foi um marco de engenharia para o país.

A ponte foi construída com uma estrutura que se eleva no centro para permitir a passagem de embarcações. Foi considerada a maior ponte da Europa até 1998, quando foi superada pela Ponte de Öresund, que liga a Suécia à Dinamarca.

Viaduto Saaçe-Ekster (Alemanha)

O Viaduto Saale-Elster é uma ponte ferroviária de alta velocidade, na Alemanha Central. Foi concluído em 2013 e inaugurado em 2015.

Tem 6 465 metros de comprimento e, portanto, é a ponte mais longa da Alemanha e a ponte ferroviária de alta velocidade mais longa da Europa. Inclui um ramal de 2.112 metros de comprimento.

Segunda Ponte do Severn (Reino Unido)

Conhecida como Second Severn Crossing, com 5128 metros, é uma ponte suspensa que foi inaugurada em 1996 para substituir a Ponte do Severn. Atravessa o rio Severn entre Severn Beach, perto de Avonmouth, no sudoeste da Inglaterra, e Caldicot, no sul do País de Gales.

A construção começou em 1992 e utilizou tecnologias modernas para suportar as condições desafiadoras do estuário, incluindo fortes correntes de maré e ventos.

Tem a curiosidade de ter sido renomeada, em 2018, com o nome Prince of Wales Bridge (Ponte do Príncipe de Gales) em homenagem ao título do herdeiro do trono britânico, sendo ainda referida como a Segunda Ponte do Severn.

Ponte da Zelândia (Países Baixos)

Com 5922 m Ponte da Zelândia é a ponte mais longa dos Países Baixos. Liga as ilhas de Schouwen-Duiveland e Noord-Beveland na província da Zelândia. Foi construída em 1965 e inaugurada a 15 de dezembro de 1965, sendo considerada a ponte mais longa dos Países Baixos.

A Zeelandbrug é uma importante via de tráfego e uma atração turística, oferecendo vistas impressionantes do estuário do Oosterschelde. Apesar de ter deixado de ser a ponte mais longa do país, continua a ser uma marco histórico da engenharia holandesa.

As dez maiores pontes da Europa (imagem 02)

Dezito / As dez maiores pontes da Europa


Gostou deste conteúdo sobre As dez maiores pontes da Europa?

Adira à nossa lista especial.